Resumo da Aula - Profª Deise Guadelupe de Lima
Iniciou-se a aula com a Profª Deise comentando sobre como planejar uma capacitação, trabalho o qual faremos em sala de aula. Falou sobre como fazer o mapeamento. De que maneira as empresas fazem isso? Qual o tipo de metodologia utilizada para o treinamento dos colaboradores? E como usar a criatividade para elaboração do treinamento? O planejamento do treinamento será entregue escrito, ou seja, digitado.
Para cada equipe a Profª escolheu um tema, aonde deveremos apresentar em sala de aula, com duração de 30 a 40 minutos por equipe. Em seguida distribuiu para dois colegas de sala duas folhas de papel impresso, e para visualização de toda sala em Power Point, o anexo sobre: os tipos de atividades complementares. Especificou as horas atribuídas por evento, quantidade máxima por período letivo e os tipos de comprovantes das atividades. É importante que todos os alunos procurem tirar Xerox desse anexo ou envie por e-mail para que possam imprimir.
Ela relembrou que devemos ler um livro por semestre. Pode ser os sugeridos por ela nos primeiros dias de aulas. São eles: “Kappra, Ponto de Mutação, A Meta, Teia de Aranha, Quem mexeu no meu queijo, entre outros”. E conforme foi pedido, entregar a resenha desse livro. Continuando, abordou novamente o conceito de competência, o que é gestão de pessoas por competência? Caso prático e TD & E.
Em seguida, a Profª Deise abordou o assunto “Treinamento, educação e desenvolvimento”, o que se observa é que os profissionais não estão saindo bem formados das universidades, e que as próprias universidades não estão enxergando as qualificações profissionais que as empresas exigem, o mesmo se vê que o desenvolvimento e o treinamento dentro da empresa estão voltados para o conhecimento técnico e a educação nas universidades está voltada para a pessoa. E para tanto os profissionais mal formados ferem a imagem da empresa onde estão empregados. Ninguém sai 100% formado dos estudos.
O que era o trabalho antes e o que é hoje? A empresa tem como estratégia manter as pessoas produzindo e feliz, e para isso criou-se um ambiente. Mas, no entanto é necessário ter liberdade para viver bem, pois o que se vê é a monitoração dos colaboradores no ambiente de trabalho.
Atualmente, é necessidade estar interligados via internet, pois às vezes as pessoas amigas podem ajudar no desenvolvimento da empresa. Relatou-se que o investimento para alta direção da empresa é muito caro, mas tem que pensar na empresa como um todo não só dar atenção aos grandes cargos, mas desde lá de baixo, como os pequenos cargos. A empresa depende de recursos financeiros e materiais, e os investimentos em competências às vezes não são suficientes. Quando se fala em competência, primeiro a valer-se é a individual e depois a coletiva, como resposta a esse esquema tático, a estratégia tem como objetivo o ganho da coletividade.
Tudo na empresa baseia-se na informação e quando se cruza informação com informação obtêm o conhecimento. Hoje em dia a predominância na empresa não é mais braçal e sim intelectual. Exemplos: patente e relatórios técnicos agrega valor à empresa. As contratantes dependem do treinamento e da educação de seus colaboradores para manterem a competitividade e o contratado tem que ser proativo, para o desenvolvimento do CHA. O treinamento não deve ser enfadonho, mas tem que ter criatividade, inovação, ter subsídio para que o psicólogo possa fazer um bom trabalho.
A Profª ensina que o desenvolvimento do ser humano, é possível porque é um ser indeterminado, dotado de potencialidades, ou seja, “competências”. Nisso está à questão da formação do indivíduo, as escolas obrigatórias não estão dando conta do recado. Se até os sete anos a criança não receber a formação dos princípios morais, a educação não pode fazer muito para mudar seus atos depois de adulto.
Em Educação e treinamento, ensina que desde muito cedo, o indivíduo enfrenta desafios de adaptação ao mundo. Se sente motivado a fazer outras coisas. Na empresa não pode ser diferente, a pessoa tem que ser técnico, mas também generalista. Quando a pessoa vê que é capaz, ela consegue realizar projetos mais complexos, e aprende a perceber como ele mesmo e o mundo funcionam e descobre as etapas de seus recursos cognitivos.
A socialização é importante, pois levam as pessoas a se motivar e desenvolver o potencial que tem. Com as etapas consistem capacidades de aprendizagem, reprodução, assimilação e produção de novos conhecimentos. O indivíduo tende a absorver conhecimento a médio e em longo prazo e não em pequeno prazo. No mundo do trabalho é necessário estar aplicando teoria e prática, não é preciso dominar tudo, mas tem que ir atrás de quem domina quando não souber sistematizar.
O que está em voga atualmente é a “network”, isso estimula a comunicação com as outras empresas. As redes sociais vieram para ficar, como o facebook, msn, twitter, entre outras.
O que fica de todo esse conhecimento adquirido, é que as empresas têm vários problemas, quanto à aprendizagem pessoal, aos tipos de treinamentos e abordagens junto aos seus colaboradores.
Orientações gerais, para o trabalho em sala de aula:
Planejamento de Treinamento - Plano de Ação
Tópicos a serem contemplados no trabalho escrito:
· Como mapear as necessidades do TD&E;
· Definição do método e planejamento do treinamento ou do aperfeiçoamento;
· O que será abordado;
· Como o treinamento vai ser avaliado;
· Quais as estratégias a serem abordadas;
Para cada equipe foi atribuído um tema, são eles:
1- Motivação
2- Vendas
3- Liderança
4- Segurança no trabalho
5- Saúde no trabalho
6- Criatividade
7- Ética
8- Recepção a novos empregados
9- Preparação para aposentadoria
10- Educação financeira
Próxima aula: Levar materiais sobre o tema atribuído a sua equipe.
Obrigada!
Colaboração: Acadêmica Valéria Santos Porfírio
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentério: