Assédio moral deve ser denunciado.
Reportagem – TV Globo “Jornal Hoje”
Edição do dia 24/03/2010.
Afinal o que é assédio moral?
É o constrangimento constante do trabalhador no meio organizacional, que compromete de tal forma sua dignidade, a sua saúde física ou mental, ou a própria carreira profissional.
Muitas são as pessoas que são discriminadas no ambiente de trabalho, mas poucas têm coragem de enfrentar essa indignação, com medo de perder o emprego, ou pelo fato de não conseguir outro trabalho depois.
Dentro do requisito assédio moral, existem outros aspectos, como ameaça constante de demissão, ofensas pessoais, sobrecarga de horários, impedimento de colegas de se relacionar com a vítima.
Uma das orientações dos advogados é registrar tudo que puder servir de prova, anotar hora e lugar das agressões. Conversar com o agressor na presença de testemunhas e procurar chamar a atenção dos colegas para o que está acontecendo.
Segundo Walcir Previtale, Secretário de Saúde dos Sindicatos dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, o assédio moral não é uma doença, ele causa doenças. Por causa disso o trabalhador passa a não bater metas e como não tem espaço para dialogar sobre o assunto, tem medo de perder o emprego e aí vem às punições. Esse é um dos desafios do mundo contemporâneo, mudar essas relações humanas dentro do ambiente de trabalho, pois dessa ação depende o trabalhador.
Quem achar que está sendo vítima de assédio moral pode procurar o sindicato da sua categoria profissional. Diz, Fátima Bernardes, “é horrível trabalhar nesse clima e o bom chefe na verdade tem que impor respeito e ter bom senso, e o trabalhador se preferir pode ir direto ao Ministério Público do Trabalho, lá existe um pessoal preparado para orientar, investigar e acolher denúncias que podem ser feitas no anonimato. O atendimento é gratuito”.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=4v5dc0AztVo
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=4v5dc0AztVo
Colabloração: Acadêmica Valéria
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentério: