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quarta-feira, 6 de abril de 2011

Resumo Aula - Dia 05/04/2011 - Gestão Pessoas Por Competência

Resumo Aula Prof.ª Deise dia 05/04/2011
A Profª Deise iniciou com a apresentação dos dois grupos restantes e relembrou a aula anterior em que vimos através das apresentações o conceito sobre competência, gestão de pessoas por competência, espaço ocupacional, modelo de gestão de competências, aprender a aprender, caso prático e TD & E.
Dando continuidade à matéria, entrou no conteúdo “Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual”, fazendo várias observações e análises sobre esse tema. Focou sobre a valorização do colaborador no meio organizacional, que para tanto a empresa tem que saber gerir esse capital individual e levar conhecimento para que o colaborador possa desenvolver o CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude).
Enfatizou que antigamente o trabalhador era visto como um meio operacional, ou seja, um objeto, e atualmente desde a abordagem das relações humanas, passou a ser um capital intelectual estratégico para a empresa. No entanto são as pessoas que trabalham dentro das empresas, dotadas de conhecimento que vão passar a imagem da empresa para o mercado. Isso significa soma de conhecimentos, e bem administrados podem gerar riquezas.
Citou e descreveu a diferença entre, GRUPO (reunião de várias pessoas com objetivos diferentes), EQUIPE (reunião de várias pessoas com objetivos iguais) eTIME (grupo de pessoas que trabalha e tem comprometimento com esses objetivos).
Falou sobre gestão de qualidade,  e que hoje isso é visto como uma necessidade. Ressaltou que a informação está chegando muito rápido com a globalização, e quem souber olhar essas mudanças, e gerir essas informações levará  uma boa vantagem e sairá à frente de seus concorrentes.
Explicou o que é absenteísmo? Faltas. Explicou como se dá o aprendizado individual? É aquele sustentado pela experiência da pessoa, e que o conhecimento é o resultado da vivência que temos ao longo da vida, e para tanto colocamos em prática aquilo que aprendemos. Especificou o que é conhecimento tácito? Eu sei fazer, mas não sei transmitir. E conhecimento explícito? O que é registrado e transmitido para a outra pessoa. Sobre estratégia para gestão do conhecimento: o que é tangível? Aquilo que é palpável, ex.: fazer um levantamento de registros. E intangível? Está na prática, e que não é comercializado.
Finalizou com uma frase de uma canção de Beto Guedes – músico, “a lição já sabemos de cor, só nos resta aprender.” Em que a mensagem era decorar é fácil, aprender é difícil.
Conclusão do conteúdo abordado: a empresa tem que saber aprender, utiliza o conhecimento, mas é necessário desaprender para aprender algo novo.

Próxima Aula:
·         Questão da aprendizagem, treinamento, desenvolvimento e educação.

Colaboração:  Acadêmica Valéria.

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