Visitantes

olá,

SEJA BEM VINDO!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Resumo Aula - Dia 11/04/2011 - Comunicação Organizacional

Aula do Prof. Dr. Wilson José Gonçalves, de 11/04/2011

Confira!!

- O Professor iniciou a aula utilizando uma proposta de Artigo Científico de um dos alunos, para elucidar e esclarecer aspectos sobre a estrutura de um Artigo Científico.
- Após comentou sobre o Boletim, enfatizando que está muito bom, mas nada que não precise ser melhorado. Informou que cairá na prova o Boletim e questionou a turma sobre quem é o emissor? O Boletim seria uma miniatura da revista, precisando ter seções, informar qual é a manchete principal, a notícia mais importante.
- Em seguida pediu que a turma pesquisasse na internet a Lei Orçamentária, colocando uma 2 ou 3 páginas sobre a mesma no mural. Selecionou quatro alunos para fundamentar e ler a reportagem " ", projetando isso em termos de atuação do poder público.
http://www.campograndenews.com.br/politica/giroto-e-indicado-por-bloco-partidario-para-ser-o-relator-da-ldo-de-2012
- Mencionou o CD com cópia do Discurso do Obama, feito por um dos alunos, para que a turma adquira e assista, observando como ele se comunica.
- Recomendo ler sobre Resumo o seguinte: Especial 2011 Sala de Aula; Enem "Redação" 2011. Revistas que podem ser encontradas em qualquer banca de jornal.
E ler também os livros: Linguagem Corporal; A Linguagem Secreta dos Negócios.
- Em seguida projetou o Slide - Comunicação Organizacional que toda a turma recebeu por e-mail, cujo conteúdo foi:
     * Exercícios
     * Comunicação Pessoal e Interpessoal
     * Comunicação Pessoal
     * Comunicação Interpessoal
     * Natureza Individual e Subjetiva
     * Conjunto dos valores e personalidade
     * Percepção Coletiva e Atenção dos Interesses
     * Suscetibilidade Conflituosa
     * Veículo e Padrão Estabelecido
     * Comunicação Oficial
     * Regulamentação
     * Conteúdo Objetivo e Direto
     * Necessidade de Acatamento
     * Princípios da Comunicação Oficial
     * Comunicação Social e Mercadológica
     * Preocupação com o Coletivo
     * Responsabilidade
     * O Produto Fala e o Mercado Escuta
     * O Cliente e a Concorrência
Destacou que uma comunicação pode ter vários códigos. Pode ser unívoca (um emissor e um receptor), ou plurívoca (um emissor e dois receptores/ vários emissores e um receptor), ou ainda ter vários emissores e vários receptores.
Reforçou que em na Visita Técnica ao Aeroporto precisaremos identificar a percepção do usuário.
A PROVA ficou para semana seguinte. Dia 18/04/11 a turma está liberada para participar da palestra no auditório do DEA sobre "Jovem Empreendedor". A prova terá duas questões sobre essa palestra. O conteúdo da prova vai até a Unidade 5 do livro Manual de Comunicação Organizacional.
Bom estudo a tod@s!

Colaboração: Acadêmica Ana Luisa Alves Cordeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Deixe seu comentério: