Aula com a Profª Drª Deise Guadelupe de Lima
O tema da aula foi sobre o mapeamento TD&E e suas técnicas, abordou a aprendizagem organizacional que se inicia na análise de um dado, como um fato isolado ou através de informações que possa gerar conhecimento.
De acordo com Nonaka & Takeuchi (1997) os autores "que desenvolveram o modelo dinâmico de criação do conhecimento ancorado no pressuposto crítico de que o conhecimento humano é criado e expandido por meio da interação social entre o tácito e o explicito". Conforme seus conceitos:
De acordo com Nonaka & Takeuchi (1997) os autores "que desenvolveram o modelo dinâmico de criação do conhecimento ancorado no pressuposto crítico de que o conhecimento humano é criado e expandido por meio da interação social entre o tácito e o explicito". Conforme seus conceitos:
O tácito - é aquele que está na mente da pessoa e que não se encontra formalizado em meios concretos.
O explícito - é aquele que está sistematizado e pode ser armazenado em documentos, manuais, bancos de dados ou em outras mídias.
Continuando, sobre os modelos de aprendizagem individuais, destacam-se:
Bechaviorista - foco é o comportamento, pois é observável e mensurável. Um exemplo que a profª relatou foi referente a uma nadadora, ou seja, para que ela alcançasse um melhor desempenho na piscina, seu técnico aplicava-lhe choque ocasiando a saída mais rápida dela, isso era cruel e deliberava dor, até que ela passou a sair antes que o choque acontecesse e dessa forma a nadadora se superou.
Cognitivo - explica melhor fenômenos mais complexos, como a aprendizagem de conceitos e a solução de problemas. O exemplo relatado pela profª foi a respeito da menina com síndrome de down, pediram a ela que solucionasse o problema em uma prova, ela porém solucionou através de seu próprio método de calculo e para tanto a mesma prova é aplicada em crianças comuns, que chega ao mesmo resultado, sendo que a menina com síndrome de down, aprendeu sozinha ( pequena gênia) e as crianças comuns tiveram professores que lhe auxiliaram na aprendizagem.
Segundo os criadores da gestão do conhecimento, o processo da aprendizagem organizacional se dá através de uma espiral do conhecimento baseada no comprometimento pessoal entre o conhecimento tácito e o explícito, que envolve tanto o indivíduo quanto o grupo, a organização e o ambiente. São eles:
Do tácito para o tácito, que é chamado de socialização;
Do tácito para o explícito, chamado de externalização;
Do explícito para o explícito, chamado de combinação;
Do explícito para o tácito, chamado de internalização;
A profª Deise abordou também outros aspectos da aprendizagem, quanto ao domínio pessoal, os modelos mentais, a visão partilhada, a aprendizagem em grupo e o pensamento sistêmico. Para a implantação do mapeamento das competências, essas são as etapas:
Sensibilizar;
Definir as competências organizacionais;
Definir as competências de cada função;
Identificar as competências dos colaboradores;
Desenvolver os colaboradores;
Acompanhar a evolução da gestão por competências;
Abordou sobre como usar as ferramentas necessárias para a aprendizam dos colaboradores, definiu as competências organizacionais, sendo elas, missão, visão, valores e estratégia. E portando, dentro da estratégia está a metodologia que requer altos investimentos financeiros que é a consultoria externa, por onde serão definidas as competência de cada função, de cada colaborador, identificando as existentes e as que precisam ser melhoradas. Com essa identificação, poderá reaproveitar talentos para novos projetos e também aplicar o treinamento mais adequado para o desenvolvimento dos colaboradores.
Acadêmica: Valéria Santos Porfirio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentério: