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quarta-feira, 15 de junho de 2011

Resumo Aula - Dia 07/06/2011 - Gestão Pessoas Por Competência


Aula Prof. Deise Guadelupe

A aula teve inicio com a Prof.ª Deise falando sobre as etapas de implantação do mapeamento de competências, que são essas:
1.      Sensibilizar
2.      Definir as competências organizacionais
3.      Definir as competências de cada função
4.      Identificar as competências dos colaboradores
5.      Desenvolver os colaboradores
6.      Acompanhar a Evolução/Gestão por competências
 Em seguida abordou-se sobre o conceito dos indicadores na Gestão por Competência e disse que tudo gira em torno deles, para poder identificar os problemas e elaborar um plano de ação eficaz.
E como elaborar esse plano, essas são as ferramentas:
—  PDCA
—  P (PLAN) – Planejamento
1.      Identificação do problema
2.      Observação do problema
3.      Análise do processo
4.      Plano de ação
—  D (DO) – FAZER
1.      Ação
—  C (CHECK) VERIFICAÇÃO
1.      Verificação dos resultados
—  A (ACTION) – AÇÃO
1.      Padronização
2.      Conclusão

Disse que o conhecimento da organização será sempre maior, e nunca vai ser igual ao do grupo ou do indivíduo.
Falou sobre a importância do plano de ação e listou passo a passo cada um deles:
Passo 1 – Lista de ideias;
Passo 2 – Concretizar os objetivos;
Passo 3 – Fazer uma lista de prioridades;

Em seguida, foi feito uma dinâmica com a turma abordando o absenteísmo – ausência no trabalho, onde cada aluno teve que citar uma solução para minimizar o problema levantado sobre o assunto discutido.
Segue a lista de problemas outrora abordada (Absenteísmo):
 1.      Problema familiar;
2.      Problema de saúde;
3.      Desorganização no ambiente de trabalho;
4.      Má comunicação;
5.      Estresse;
6.      Acidente (tragédia);
7.      Indisciplina;
8.      Chefe mala;
9.      Falta de motivação;
10.  Ressaca;
11.  Preguiça;
12.  Ociosidade;
13.  Comodismo;
14.  Greve;
15.  Vendeu o vale transporte;
16.  Furou o pneu;
17.  Conflito no trabalho;
18.  “Puxado”;
19.  Sobrecarga de tarefas;
20.  Falta de vergonha na cara;
21.  Assédio Moral;
22.  Forçando a demissão;
23.  A religião não permite;
24.  Abstinência;
25.  Dor de dente;
26.  Cansaço;
27.  Meu time perdeu;
28.  Estudar para prova;
29.  Descomprometido;

Seguiu com as técnicas de análise global, quanto à análise do GUT, Método desenvolvido por Kepner e Tregoe, que avalia a gravidade, a urgência e a tendência dos problemas que se apresentam. E através de tabelas demonstrou a forma de analisar o GUT.
Continuando, abordou os passos seguintes da análise:
Passo 4 – determinar a linha central de ação;
Passo 5 – coletar informações e elaborar propostas;
Passo 6 – quais os limites de tempos ou prazos;
Após os assuntos abordados sobre as etapas para implantação do mapeamento, apresentou a cada grupo em sala um capítulo de páginas fotocopiadas, porém, ela pede que leiam o capitulo e apresente de forma teatral na próxima aula.
 Para o dia 14/06, que é a próxima aula cada grupo terá 15min para apresentar o capítulo. Preparem-se colegas! E boa sorte!

Acadêmica: Valéria Santos Porfirio

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