Aula Prof. Deise Guadelupe
A aula teve inicio com a Prof.ª Deise falando sobre as etapas de implantação do mapeamento de competências, que são essas:
1. Sensibilizar
2. Definir as competências organizacionais
3. Definir as competências de cada função
4. Identificar as competências dos colaboradores
5. Desenvolver os colaboradores
6. Acompanhar a Evolução/Gestão por competências
Em seguida abordou-se sobre o conceito dos indicadores na Gestão por Competência e disse que tudo gira em torno deles, para poder identificar os problemas e elaborar um plano de ação eficaz.
E como elaborar esse plano, essas são as ferramentas:
— PDCA
— P (PLAN) – Planejamento
1. Identificação do problema
2. Observação do problema
3. Análise do processo
4. Plano de ação
— D (DO) – FAZER
1. Ação
— C (CHECK) VERIFICAÇÃO
1. Verificação dos resultados
— A (ACTION) – AÇÃO
1. Padronização
2. Conclusão
Disse que o conhecimento da organização será sempre maior, e nunca vai ser igual ao do grupo ou do indivíduo.
Falou sobre a importância do plano de ação e listou passo a passo cada um deles:
Passo 1 – Lista de ideias;
Passo 2 – Concretizar os objetivos;
Passo 3 – Fazer uma lista de prioridades;
Em seguida, foi feito uma dinâmica com a turma abordando o absenteísmo – ausência no trabalho, onde cada aluno teve que citar uma solução para minimizar o problema levantado sobre o assunto discutido.
Segue a lista de problemas outrora abordada (Absenteísmo):
1. Problema familiar;
2. Problema de saúde;
3. Desorganização no ambiente de trabalho;
4. Má comunicação;
5. Estresse;
6. Acidente (tragédia);
7. Indisciplina;
8. Chefe mala;
9. Falta de motivação;
10. Ressaca;
11. Preguiça;
12. Ociosidade;
13. Comodismo;
14. Greve;
15. Vendeu o vale transporte;
16. Furou o pneu;
17. Conflito no trabalho;
18. “Puxado”;
19. Sobrecarga de tarefas;
20. Falta de vergonha na cara;
21. Assédio Moral;
22. Forçando a demissão;
23. A religião não permite;
24. Abstinência;
25. Dor de dente;
26. Cansaço;
27. Meu time perdeu;
28. Estudar para prova;
29. Descomprometido;
Seguiu com as técnicas de análise global, quanto à análise do GUT, Método desenvolvido por Kepner e Tregoe, que avalia a gravidade, a urgência e a tendência dos problemas que se apresentam. E através de tabelas demonstrou a forma de analisar o GUT.
Continuando, abordou os passos seguintes da análise:
Passo 4 – determinar a linha central de ação;
Passo 5 – coletar informações e elaborar propostas;
Passo 6 – quais os limites de tempos ou prazos;
Após os assuntos abordados sobre as etapas para implantação do mapeamento, apresentou a cada grupo em sala um capítulo de páginas fotocopiadas, porém, ela pede que leiam o capitulo e apresente de forma teatral na próxima aula.
Para o dia 14/06, que é a próxima aula cada grupo terá 15min para apresentar o capítulo. Preparem-se colegas! E boa sorte!
Acadêmica: Valéria Santos Porfirio
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentério: