Profª Deise Guadelupe de Lima
Palestra: sobre Gestão por competências em RH – setor público
Palestrante: Justo Rafael Fernandes
Iniciou falando sobre a política do FHC, e especificou os três setores do governo:
1º SETOR: atividades típicas de Estado;
2º SETOR: atividades concorrentes;
3º SETOR: atividades comerciais.
Abordou por onde começou e até que ponto avançou a privatização. Falou sobre a valorização do setor público com o governo seguinte, em contrapartida criou a “Gestão por Competência” para verificar as metas do servidor público.
Continuou com o Decreto nº 5.707/2006, regulamento a política nacional de desenvolvimento pessoal – eficiência, eficácia e qualidade dos servidores públicos. Suas diretrizes enfatizam as competências institucionais e individuais. Não é só planejar, mas também de como realizar e aplicar o plano. O desenvolvimento é o resultado das capacitações, das qualificações e etc.
Sobre as funções do setor de RH, é incentivar a atuação dos servidores como facilitadores, instrutores e multiplicadores. As vantagens de ser servidor e o plano de carreira dos cargos técnicos administrativos.
Uma observação no setor público, é que dentro do conhecimento ambiente organizacional você só vai ter gestão de competências se o cargo e o ambiente estiverem de acordo. Tem que estar bem especificado o cargo para poder se capacitar com o curso certo e poder receber o certificado. E quanto ao ambiente genérico qualquer um pode fazer a capacitação. A divisão é feita pelos fazeres (atividade/comportamental).O tripé é o plano de desenvolvimento individual que capacita, avalia o resultado e se preciso capacita novamente. Está aplicado em todas as carreiras públicas e civis.
Próxima Aula: entrega do trabalho - “projeto de ação do setor de Gestão de Pessoas”.
Data: 28/06/2011.
Acadêmica: Valéria Santos Porfirio
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentério: