Principal Representante: Lesland Bradford (Década de 1960)
Foco: pessoas/ mudança planejada
Aspectos Enfatizados
- Visualização da organização como um todo
- Orientação sistêmica
- Agente de mudança
- Busca de solução para problemas com o uso da pesquisa-ação
- Aprendizagem experiencial
- Desenvolvimento de equipes
- Retroação (Feedback)
- Orientação contingencial – não segue um padrão
- Enfoque interativo
Teoria da contingência
Principal representante: Lawrence e Lorsch, Joan Woodward, Alfred Chandler e Ton Burns (Década de 1970)
Foco: Ambiente e Tecnologia
Aspectos enfatizados
- A organização como um sistema orgânico
- A influência do ambiente e suas implicações
- Supremacia do transitório – reagir prontamente e/ou antecipar-se aos acontecimentos
- A influência da tecnologia e suas implicações
- O fim do modelo ideal de administrar as organizações
As funções básicas do administrador
- Planejamento
- Organização
- Liderança
- Controle
(Peter Drucker, 1998)
Planejamento na visão clássica
Conceito
É a função da administração responsável por determinar antecipadamente os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los.
(Fayol)
Elementos construtivos do processo de planejamento na visão clássica.
- O quê? (definir objetivos)
- Para quê? (justificar)
- Como? (os meios, recursos, instrumentos, caminho)
- Quem? (pessoal envolvido)
- Quando? (prazo)
O professor começou explicar o primeiro elemento do processo de planejamento na visão clássica:
O quê?
Elaborar/fixar/estabelecer – objetivos
Algo que se pretende como resultado
E ficou de continuar na próxima aula a partir do para quê?
Colaboraçâo: Acadêmico Alisson Santos
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