Aula Prof. Dr. Wilson José Gonçalves, de 02/05/2011
O professor iniciou a aula informando que os relatórios da VisitaTécnica ao Aeroporto Internacional de Campo Grande, devem ser fechados até semana que vem e entregues.
Após a chamada, pediu que cada aluno/a acesse o SISCAD "Sistema Acadêmico Online" da UFMS e acompanhe sua vida acadêmica: https://siscad.ufms.br/
Em seguida, entregou as provas aplicadas na semana passada. Informou que quem tiver recurso entregar por escrito na semana que vem. Recurso é contra o conteúdo de correção! Após comentou até o intervalo, as 20 questões de prova.
Ressaltou que o conteúdo da aula, "Comunicação Social e Mercadológica", pode ser aprofundado em materiais sobre o assunto, como por exemplo o livro:
CARVALHO, Pedro Carlos de; MORAES, Wagner Froés. Administração Mercadológica: história, conceitos e estratégias. 3ª edição. Campinas, SP: Editora Alínea, 2010,
O SLIDE utilizado pelo professor com o conteúdo da aula foi enviado por ele ao email de todos(as) os(as) alunos(as), em 03/05/2011.
Alguns pontos destacados pelo professor no decorrer da aula:
- As coisas quase sempre seguem um padrão, ficar atentos/as. Não se coloca onde se quer. Por exemplo, o código de barras, onde fica? no verso do produto;
- Momento de crise é momento de sensibilidade;
- É preciso um setor que seja porta-voz da empresa (interlocutor);
- O produto se faz uma imagem. Ex: Maisena, Coca-cola, Danoninho...
- Quando se pensa numa embalagem para um produto, como por exemplo, para camisetas, é preciso pensar antes de mais nada no transporte. Não importa o tamanho da camiseta (P, M, G, GG), todas devem ser dobradas e embaladas na mesma geometria. Preciso colocar geometricamente meu produto no container, de forma que não sobrem espaços, tornando o transporte inviável;
- A imagem faz a diferença;
- O produto fala, o estabelecimento fala. Ex: disposição das revistas numa banca de jornal...
- As coisas tem uma composição necessária. Ex: como organizar roupas de várias cores diferentes? Depende! Deve-se pensar, é para exposição ou depósito. Se for exposição, destacar a cor da moda, que vai fazer o diferencial. Se for depósito, escuras embaixo e claras encima.
- A comunicação precisa ser abrangente trabalhando a consciência da coletivo. Ex: sequência da comida no restaurante, primeiro vem o arroz, depois o feijão...
- A comunicação social gera problemas de responsabilidade. Ex: tampa de segurança para remédios, para evitar que crianças abram o remédio com facilidade.
O professor informou que na próxima aula entregará a estrutura do artigo científico de cada um/a, com suas observações.
Colaboração: Ana Luisa Alves Cordeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentério: